A Coordenação-Geral de Dados e Analytics (CGDA) tem como objetivo facilitar e dar suporte às atividades de Gestão de Dados e à tomada de decisão dos gestores de dados das áreas finalísticas do Ministério da Educação (MEC). Esse suporte é oferecido em 3 níveis: operacional, tático e estratégico. Em nível operacional, é oferecida mão-de-obra especializada para execução de tarefas rotineiras; em nível tático, são oferecidas mentorias aos gestores de dados de negócio em tópicos ligados ao modelo de Governança de Dados utilizado no MEC; e em nível estratégico, é oferecido apoio/aconselhamento na tomada de decisão por parte dos gestores da informação e acompanhamento das demandas estratégicas de melhoria de dados e informações. Os principais temas ligados à CGDA, são: Gestão e Governança de Dados, Inteligência de Negócio, Dados Abertos e Privacidade de Dados.
Principais Projetos:
Principais Serviços:
A Coordenação-Geral de Sistemas e Aplicações (CGSA), da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), é responsável pela criação, internalização, manutenção e sustentação de sistemas, aplicativos, plataformas e portáteis. Tem como clientes diretos a Secretaria de Educação Básica - SEB, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC, a Secretaria de Modalidades Especiais - SEMESP, a Secretaria de Alfabetização - SEALF e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES, além do Gabinete do Ministro - GM e da Secretaria-Executiva - SE do Ministério da Educação.
CGIS - Coordenação-Geral de Infraestrutura, Serviços e Segurança da Informação
A Coordenação-Geral de Infraestrutura e Segurança da Informação (CGIS) é responsável por planejar, coordenar, prover e gerenciar a segurança da informação e toda Infraestrutura de TIC no âmbito do Ministério da Educação, definindo os padrões, processos e diretrizes estratégicas da área. A CGIS é composta pela CINF - Coordenação de Infraestrutura e pela CSI - Coordenação de Segurança da Informação.
CINF - Coordenação de Infraestrutura
A Coordenação de Infraestrutura (CINF) é responsável por gerenciar e coordenar as ações de suporte a usuários, gestão de equipamentos de TIC, especificação de padrões e processos para a operação e sustentação da infraestrutura tecnológica, e coordenação do processo de utilização dos recursos de hardware, software, rede de dados e telecomunicações.
CSI – Coordenação de Segurança da Informação
A Coordenação de Segurança da Informação (CSI) é responsável pelas ações e métodos que visam à integração das atividades de gestão de riscos, à gestão de continuidade do negócio, ao tratamento de incidentes, ao tratamento da informação, à conformidade, ao credenciamento, à segurança cibernética, à segurança física, à segurança lógica, à segurança orgânica e à segurança organizacional aos processos institucionais estratégicos, operacionais e táticos do MEC. (ref. IN GSI nº 01/2020).
Coordenação-Geral de Transformação Digital (CGTD)
Coordenação de Governança (CGOV)
A Coordenação de Governança (CGOV) é responsável pelo desenvolvimento, implementação, monitoração e aprimoramento continuado dos arranjos corporativos de gestão e governança de TI do Ministério da Educação (MEC), bem como pela definição da estratégia de aquisição de bens e serviços e gestão de fornecedores de TIC do Ministério. À luz do seu escopo de atuação, a GPA oferta um conjunto de serviços e soluções de TI para a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC/MEC), e para as áreas finalísticas do MEC. São eles:
Além do início da segunda fase, o projeto agora conta com a integração do novo programa do governo federal, destinado aos estudantes elegíveis do ensino médio, o Pé-de-Meia
O Ministério da Educação (MEC) por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) iniciou a continuidade do TED do projeto da Jornada do Estudante, projeto estratégico alinhado aos objetivos e ações do Plano de Transformação Digital e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC).
A Jornada do Estudante conta com apoio e acompanhamento da Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia (ME). E para dar continuidade ao desenvolvimento do aplicativo, segue com a cooperação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório Bridge e LabSec.
Como benefícios da JE, destacam-se a celeridade, a facilidade e a segurança no acesso aos dados do estudante e seus respectivos documentos estudantis em formato digital.
Atualmente são disponibilizados o certificado digital e o comprovante de vínculo estudantil para alunos e egressos do ensino superior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que assinaram o Acordo de Cooperação Técnica com MEC.
A primeira etapa do Projeto Jornada do Estudante foi executada no período de 01/01/22 a 30/06/23, onde foi disponibilizado o aplicativo mobile, desenvolvido com a tecnologia multiplataforma Flutter, do Google, que permite criação de aplicativos para os sistemas operacionais como Android e iOS.
O aplicativo ainda conta com autenticação realizada através do gov.br, e dentro do sistema da JE, ainda foram entregues outros produtos que contemplam o sistema de informação da educação:
A segunda etapa do projeto, está em execução desde 01/10/23 e continuará até o dia 30/09/25.
No final do mês de janeiro de 2024, houve a integração do Programa Pé-de-Meia com o APP da JE. Disponibilizando informações de pagamento das parcelas do PDM aos alunos elegíveis do Ensino Médio.
Mais informações:
Diário de Bordo do Projeto Jornada do Estudante
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O Ministério da Educação juntamente com a STIC e a SEGAPE, está trabalhando no projeto “Concepção e Implementação de uma Política de Governança de Dados da Educação do Brasil” (TED 13169), com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como instituição Proponente. O objetivo deste projeto é aprimorar a qualidade e a segurança dos dados educacionais por meio da estruturação de uma Política de Governança de Dados Educacionais. O prazo estimado é de 36 meses, podendo ser prorrogado de acordo com o disposto no art. 10 do Decreto n° 10.426, de 2020.
A Política de Governança de Dados da Educação do Brasil (GDE.BR) oferecerá vários benefícios para as redes educacionais, incluindo:
● Melhor interoperabilidade;
● Melhoria na qualidade dos dados;
● Alocação otimizada de recursos;
● Tomada de decisões baseada em dados e evidências.
Além disso, o Ministério da Educação (MEC) terá subsídios para realizar uma supervisão mais centralizada e personalizada, facilitando a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades dos entes federativos, permitindo uma alocação eficiente de recursos e aprimorando as capacidades de monitoramento e avaliação.
Para definição do TED 13169, será construído:
● Um diagnóstico da situação atual no contexto de Governança de Dados na educação;
● A definição de uma norma técnica com um padrão de interoperabilidade de dados;
● A definição de uma arquitetura conceitual para integração entre sistemas no ambiente da educação.
● Formação e capacitação de recursos humanos e;
● Suporte a implementação, em termos de políticas públicas, junto às redes de educação.
Para um melhor acompanhamento do projeto:
Diário de Bordo Projeto Politica de Governança de Dados
Ciência de Dados é um subconjunto da inteligência artificial (IA) e se refere mais às áreas sobrepostas de estatísticas, métodos científicos e análise de dados - todas as quais são usadas para extrair significado e percepções dos dados. O seu intuito é justamente identificar dados, armazená-los corretamente e realizar a devida análise — e o descarte do que é desnecessário. É possível analisar dados estruturados e não estruturados, visando, sobretudo, à extração de conhecimento para uma tomada de decisão. A CGDA tem como objetivo facilitar e dar suporte às atividades de Gestão e Governança de Dados e à tomada de decisão dos gestores de dados das áreas finalísticas do Ministério da Educação (MEC). Segue a aplicação dos Três (3) níveis dentro da CGDA:
● Em nível estratégico: apoio/aconselhamento na tomada de decisão por parte dos gestores da informação e das demandas estratégicas de melhoria de dados e informações.
● Em nível tático: mentorias aos gestores de dados de negócio em tópicos ligados ao modelo de Governança de Dados utilizado no MEC;
● Em nível operacional: mão-de-obra especializada para execução de projetos e tarefas rotineiras;
Cross-industry standard process for data mining (Processo padrão inter-industriais para mineração de dados, ou Crisp-DM) é uma metodologia, desenvolvida em 1999 para padronizar processos industriais de mineração de dados, que fornece uma abordagem clara e bem estruturada para processos que envolvem projetos de ciência de dados em geral (mineração, análise, aprendizado de máquina, etc.). Mesmo que não mencionada explicitamente, a maioria das equipes de ciência de dados utilizam alguma metodologia similar a CRISP-DM ou combinação dela com outras metodologias de desenvolvimento de software.
A Crisp-DM é composta por um conjunto de passos que devem ser seguidos no ciclo de vida de um projeto de ciência de dados. Tais passos (ou etapas) ajudam a planejar, organizar e implementar o projeto de ciência de dados. Além disso, cada um desses passos ajuda a encontrar respostas das seguintes questões
● Entendimento do negócio: o que o negócio precisa?
● Entendimento dos dados: que dados temos? quais dados precisamos? os dados estão "limpos"?
● Preparação dos dados: como organizamos os dados para a etapa de modelagem?
● Modelagem: quais técnicas de modelagem podemos aplicar ao nosso problema? e quais devemos utilizar?
● Avaliação: qual modelo atende melhor aos objetivos de negócios?
● Implantação: como as partes interessadas acessem os resultados do projeto? Uma visão geral da Crisp-DM é apresentada na Figura abaixo.
● TERMÔMETRO DE VOTAÇÃO
● PERFIL DO ALUNO DA JORNADA DO ESTUDANTE
● PERFIL DAS IES DA JORNADA DO ESTUDANTE
● RECONHECIMENTO DE PADRÕES E MONITORAMENTO DO PAGAMENTO DE BOLSAS
● PREDIÇÃO PARA O VOLUME DE INSCRIÇÕES PARA EDIÇÕES FUTURAS DO SISU
● SISTEMA PARA AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO
● DASHBOARD JORNADA DO ESTUDANTE [ADMINISTRATIVO, PREVISÃO DE ENGAJAMENTO, PREDIÇÃO DO VOLUME DE SOLICITAÇÕES, AMBIENTE GAMIFICADO COM IA]
● SISTEMA PREDITIVO PARA VOLUME DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO
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Air Flow
Manual Prático – Acesso ao Airflow
Arquitetura de Dados
Revisão Barramento - Notas ENEM
Apresentação Pipeline de Dados e Landing Zone
Resumo Pipeline de Dados e Landing Zone
Azure
Ciência de Dados
Workshop – Trilha Cientista de Dados
Cofre de Senhas CGDA
Manual Prático – Cofre de Senhas CGDA
FAIS
GitLab
Manual Prático – Acesso ao Git
Metodologia de Administração de Dados
Nomenclatura de Objetos de Bancos de Dados
Modelagem de Dados Dimensional
Metodologia de Business Intelligence
Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de BI
Identidade Visual - Painéis de Power BI
Template Power BI MEC - Modelos de Capa
Template Power BI MEC - Área de Negócio - Modelo Azul
Template Power BI MEC - Área de Negócio - Modelo Verde
Template Power BI MEC - Área de Negócio - Modelo Cinza
Manual de uso da marca do Governo Federal
Nota Técnica do TCU
OpenMetadata
Manual de Utilização OpenMetadata
OpenMetadata - Conceitos e Utilização
Solicitando acesso ao OpenMetadata
Olinda
Manual de treinamento da plataforma Olinda
Acesso ao Olinda - Retirada de acesso
Acesso ao Olinda - Concessão de acesso
Acesso ao Olinda - Alteração de acesso
Acesso ao Olinda - Consulta de dados - Exclusão de Consulta
Acesso ao Olinda - Consulta de dados - Alterar Consulta
Acesso ao Olinda - Consulta de dados - Criar Consulta
Manual de utilização: API Gateway do Olinda
Metodologia de Administração de Dados do Olinda
PowerCenter
Tutorial de instalação e configurações do PowerCenter
Relatório Técnico do BCPF
RDS
Manual Prático - Acesso ao RDS
TALEND
Manual de Utilização das Atividades do Processo TALEND - Ambiente de Desenvolvimento
Manual de Utilização das Atividades do Processo TALEND - Ambiente de Homologação
Manual de Utilização das Atividades do Processo TALEND - Ambiente de Produção
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Apresentação do OpenMetadata - parte 1
Apresentação do OpenMetadata - parte 2
Apresentação do OpenMetadata - parte 3
Apresentação - Base Corporativa e Arquitetura Medalhão
Apresentação - Cofre de Senhas
Pipeline de Dados e Landing Zone
Ciência de dados: Gerando insights
Workshop Nova Identidade Visual - Painéis Corporativos
Trilha Workshop Ciência de Dados - Parte 1
Trilha Workshop Ciência de Dados - Parte 2
Trilha Workshop Ciência de Dados - Parte 3
Chapter Serviços de Dados – Novo Talend
Chapter Serviços de Dados – Processos ETL
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O Olinda é um sistema de prateleira criado pelo Banco Central de Brasil, disponibilizado para uso do MEC e cadastrado no Portal Serviços de TI (BMC).
Trata-se de uma plataforma ágil de especificação de serviços de dados, comumente usada para self-service BI e compartilhamento de dados abertos, seja internamente ou entre instituições.
O Olinda é o próprio mecanismo de acesso a dados que implementa o protocolo Odata, no qual o sistema faz a requisição ao banco e os dados ficam armazenados em cache, ou seja, a consulta não é diretamente no banco.
A plataforma faz uso de linguagem SQL para consulta de dados, possui um ambiente de desenvolvimento integrado na web e um ambiente de execução interpretado para o usuário final. Tem o objetivo de fornecer APIs de consulta para as bases do MEC (as bases são cadastradas conforme necessário) e "transforma" uma consulta SQL em uma consulta padrão HTTP REST, podendo retornar um JSON, um XML, CSV, etc.
Estão em andamento os ajustes necessários para adequar o sistema em ambiente Kubernetes permitindo, assim, um escalonamento e gerenciamento mais simples. Essa atividade está com previsão de conclusão para o final do ano de 2021.
O sistema consiste em 5 módulos:
· IDE (interface de desenvolvimento dos serviços)
· RT (execução dos serviços)
· Postgres (não está sendo utilizado, apontamos para o Postgres do MEC)
· Proxy (não está sendo utilizado, o BigIP da F5 está sendo utilizado no lugar)
· Keycloak (IDP configurado com federeção com o AD do MEC. Utilizado para o acesso à interface IDE)
Para acessar o Manual de Operação, clique aqui.
Para mais informações e vídeos sobre o Olinda, clique aqui.
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