GOVERNANÇA DE DADOS
O Ministério da Educação juntamente com a STIC e a SEGAPE, está trabalhando no projeto “Concepção e Implementação de uma Política de Governança de Dados da Educação do Brasil” (TED 13169), com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como instituição Proponente. O objetivo deste projeto é aprimorar a qualidade e a segurança dos dados educacionais por meio da estruturação de uma Política de Governança de Dados Educacionais. O prazo estimado é de 36 meses, podendo ser prorrogado de acordo com o disposto no art. 10 do Decreto n° 10.426, de 2020.
Benefícios
A Política de Governança de Dados da Educação do Brasil (GDE.BR) oferecerá vários benefícios para as redes educacionais, incluindo:
● Melhor interoperabilidade;
● Melhoria na qualidade dos dados;
● Alocação otimizada de recursos;
● Tomada de decisões baseada em dados e evidências.
Além disso, o Ministério da Educação (MEC) terá subsídios para realizar uma supervisão mais centralizada e personalizada, facilitando a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades dos entes federativos, permitindo uma alocação eficiente de recursos e aprimorando as capacidades de monitoramento e avaliação.
Definição
Para definição do TED 13169, será construído:
● Um diagnóstico da situação atual no contexto de Governança de Dados na educação;
● A definição de uma norma técnica com um padrão de interoperabilidade de dados;
● A definição de uma arquitetura conceitual para integração entre sistemas no ambiente da educação.
● Formação e capacitação de recursos humanos e;
● Suporte a implementação, em termos de políticas públicas, junto às redes de educação.
Para um melhor acompanhamento do projeto:
Diário de Bordo Projeto Politica de Governança de Dados
CIÊNCIA DE DADOS
Ciência de Dados é um subconjunto da inteligência artificial (IA) e se refere mais às áreas sobrepostas de estatísticas, métodos científicos e análise de dados - todas as quais são usadas para extrair significado e percepções dos dados. O seu intuito é justamente identificar dados, armazená-los corretamente e realizar a devida análise — e o descarte do que é desnecessário. É possível analisar dados estruturados e não estruturados, visando, sobretudo, à extração de conhecimento para uma tomada de decisão. A CGDA tem como objetivo facilitar e dar suporte às atividades de Gestão e Governança de Dados e à tomada de decisão dos gestores de dados das áreas finalísticas do Ministério da Educação (MEC). Segue a aplicação dos Três (3) níveis dentro da CGDA:
● Em nível estratégico: apoio/aconselhamento na tomada de decisão por parte dos gestores da informação e das demandas estratégicas de melhoria de dados e informações.
● Em nível tático: mentorias aos gestores de dados de negócio em tópicos ligados ao modelo de Governança de Dados utilizado no MEC;
● Em nível operacional: mão-de-obra especializada para execução de projetos e tarefas rotineiras;
Metodologia CRISP-DM
Cross-industry standard process for data mining (Processo padrão inter-industriais para mineração de dados, ou Crisp-DM) é uma metodologia, desenvolvida em 1999 para padronizar processos industriais de mineração de dados, que fornece uma abordagem clara e bem estruturada para processos que envolvem projetos de ciência de dados em geral (mineração, análise, aprendizado de máquina, etc.). Mesmo que não mencionada explicitamente, a maioria das equipes de ciência de dados utilizam alguma metodologia similar a CRISP-DM ou combinação dela com outras metodologias de desenvolvimento de software.
Fases da Crisp-DM
A Crisp-DM é composta por um conjunto de passos que devem ser seguidos no ciclo de vida de um projeto de ciência de dados. Tais passos (ou etapas) ajudam a planejar, organizar e implementar o projeto de ciência de dados. Além disso, cada um desses passos ajuda a encontrar respostas das seguintes questões
● Entendimento do negócio: o que o negócio precisa?
● Entendimento dos dados: que dados temos? quais dados precisamos? os dados estão "limpos"?
● Preparação dos dados: como organizamos os dados para a etapa de modelagem?
● Modelagem: quais técnicas de modelagem podemos aplicar ao nosso problema? e quais devemos utilizar?
● Avaliação: qual modelo atende melhor aos objetivos de negócios?
● Implantação: como as partes interessadas acessem os resultados do projeto? Uma visão geral da Crisp-DM é apresentada na Figura abaixo.
Projetos Desenvolvidos
● TERMÔMETRO DE VOTAÇÃO
● PERFIL DO ALUNO DA JORNADA DO ESTUDANTE
● PERFIL DAS IES DA JORNADA DO ESTUDANTE
● RECONHECIMENTO DE PADRÕES E MONITORAMENTO DO PAGAMENTO DE BOLSAS
● PREDIÇÃO PARA O VOLUME DE INSCRIÇÕES PARA EDIÇÕES FUTURAS DO SISU
● SISTEMA PARA AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO
● DASHBOARD JORNADA DO ESTUDANTE [ADMINISTRATIVO, PREVISÃO DE ENGAJAMENTO, PREDIÇÃO DO VOLUME DE SOLICITAÇÕES, AMBIENTE GAMIFICADO COM IA]
● SISTEMA PREDITIVO PARA VOLUME DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO