Plataforma ágil de serviços de dados.
O Olinda é um sistema de prateleira criado pelo Banco Central de Brasil, disponibilizado para uso do MEC e cadastrado no Portal Serviços de TI (BMC).
Trata-se de uma plataforma ágil de especificação de serviços de dados, comumente usada para self-service BI e compartilhamento de dados abertos, seja internamente ou entre instituições.
O Olinda é o próprio mecanismo de acesso a dados que implementa o protocolo Odata, no qual o sistema faz a requisição ao banco e os dados ficam armazenados em cache, ou seja, a consulta não é diretamente no banco.
A plataforma faz uso de linguagem SQL para consulta de dados, possui um ambiente de desenvolvimento integrado na web e um ambiente de execução interpretado para o usuário final. Tem o objetivo de fornecer APIs de consulta para as bases do MEC (as bases são cadastradas conforme necessário) e "transforma" uma consulta SQL em uma consulta padrão HTTP REST, podendo retornar um JSON, um XML, CSV, etc.
Para conhecer mais sobre o Olinda, clique aqui e assista o treinamento básico.
Para possibilitar o conhecimento da equipe técnica de TI na solicitação de requisições/chamados para utilizar e cadastrar serviços no Olinda, foram elaborados tutoriais em vídeo que descrevem os processos e fluxos necessários.
Acesso ao Olinda - Retirada de acesso
Acesso ao Olinda - Concessão de acesso
Acesso ao Olinda - Alteração de acesso
Acesso ao Olinda - Consulta de dados - Exclusão de Consulta
Acesso ao Olinda - Consulta de dados - Alterar Consulta
Acesso ao Olinda - Consulta de dados - Criar Consulta
Equipe de Comunicação da STIC