Início
Portal do Governo Brasileiro

Plataforma BMC - Card de solicitação de demandas de Administração de Dados (ADs)

Mais uma novidade: a plataforma permite registro de solicitação de demandas de ADs

 

Comunicamos mais uma novidade na plataforma BMC: a adição do card de solicitação de demandas para a equipe de Administração de Dados (ADs) que atua na Coordenação Geral de Governança de Dados (CGGD).

As requisições podem ser sobre ações que envolvem desde a criação e análise de estruturas das declarações SQL, modelo de dados e processos ETL até orientações.

Tudo isso visando manter os modelos, as estruturas lógicas e as estruturas físicas dos dados de modo a deixá-los consistentes de acordo com as regras de negócio definidas pela organização, independentemente da tecnologia e da plataforma a serem utilizadas.

Cabe ainda, à administração de dados, garantir a qualidade da informação, considerando a sua utilidade para os diversos setores da empresa, bem como participar da avaliação de soluções de automação, sempre que isso interferir na produção e na utilização da informação. Além de disso, monitorar a implementação dos modelos e conferir a qualidade do conteúdo das bases de dados de modo a assegurar a adequação aos objetivos da organização.

A administração de dados abrange todo o sistema de informação e não apenas os subsistemas automáticos de processamento de dados. Os seus principais objetivos são a estratégia de negócio e os reflexos nos requisitos de informação.

Para conhecer mais sobre os tipos de solicitação de serviços de Administração de Dados (ADs) no BMC, acesse o treinamento básico disponível clicando AQUI.

Processos e Fluxos: Para possibilitar o conhecimento sobre a solicitação de serviços de BI, foram elaborados tutoriais em vídeo 🎥, que descrevem as ações necessárias.

 

A) Alteração de estruturas de declarações SQL

B) Alteração de processos ETL

C) Alteração do modelo de dados

D) Análise de processos ETL

E) Criação de estruturas de declarações SQL

F) Criação de processos ETL

G) Elaboração de relatórios técnicos

H) Engenharia reversa do modelo de dados

I) Melhoria nas estruturas de declarações SQL

J) Orientação à área negocial

K) Validação de modelo de dados

 

Equipe de Comunicação da STIC com informações da CGGD

 

 

 

 

Conteúdo novo