A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) foi representada pelo servidor Eric Bispo durante a 12ª edição do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) na Universidade de Passo Fundo (Rio Grande do Sul), realizado entre os dias 6 e 10 de novembro. O tema da vez foi “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”.
Para Eric a participação da STIC em eventos como este incentiva o debate a cerca da introdução tecnológica em escolas do interior. Nas palavras do servidor, “Sem dúvidas, a união do ambiente acadêmico e o contato com empresas do mercado foram diferenciais no CBIE, que, inovou também, ao promover a democratização da discussão sobre informática na educação no interior do país”.
O congresso promove a troca de experiências entre comunidades científicas, profissionais, governamentais e empresariais, objetivando antecipar-se à implementação do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. Sendo de suma importância para o enfrentamento dos desafios da implementação tecnológica na educação brasileira.
Atuando diariamente com a execução das políticas públicas de educação, apoiadas por projetos estratégicos e contratos de TIC, a participação do servidor foi de grande relevância, tendo em vista que o evento proporcionou contato com temas expressivos como:
- - Fatores Humanos em Tecnologia Digital para a Educação;
- - Jogos, Simuladores e Tecnologias Emergentes na Educação;
- - Inteligência Artificial na Educação;
- - Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação;
- - Relatos de experiência envolvendo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação;
- - Formação de recursos humanos para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação; e
- - A utilização das TDIC no enfrentamento das desigualdades educacionais no pós-pandemia.
A participação da STIC em eventos de grande porte são cruciais para o bom andamento das atividades, reter novos conhecimentos, angariar parceiros de peso, proporcionando entregas assertivas à comunidade educacional.