Início
Portal do Governo Brasileiro

Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação do Ministério da Educação participou de workshop promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC)

WTICIFES 2O subsecretário de Tecnologia de Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), Fábio Campelo Ribeiro, participou do Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) realizado em São Luís, no Maranhão. O evento teve início na última segunda-feira, dia 19 de junho, e terminou ontem, quarta-feira (21). A reunião foi promovida pelo Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Em sua participação no workshop, o representante do MEC falou sobre buscar a inclusão no Plano Plurianual (PPA) de mais recursos para investimento em tecnologia na área de educação. Na edição de 2023, o encontro tem como tema “TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação”. “É bem-vinda a ideia de trabalhar a tecnologia com uma das diretrizes nacionais de educação”, destacou Fábio Campelo.

 

"A TIC, diante de seu papel estratégico para as organizações, precisa se reinventar constantemente, pois novos paradigmas e tecnologias surgem na velocidade em que inovações são demandadas pelos processos de negócios, como Machine Learning, Big Data, Ciência de dados, IoT, LGPD, Governança, Segurança da Informação, Nuvem, Hiperconvergência, entre outras. Diante de um vasto multiverso de conceitos, aqueles que conduzem a criação e manutenção de soluções de TIC nas IFES precisam enxergar, de forma mais abrangente, o que é imprescindível e o que é aplicável nas suas instituições, dentro dos entraves, das incertezas e da diminuição de investimentos inerentes ao serviço público”. Fábio Campelo Ribeiro, subsecretário de Tecnologia de Informação e Comunicação do MEC

 

O subsecretário do MEC disse que a solução dos problemas na área de tecnologia da informação deve ser buscada de forma integrada entre o MEC e as instituições de ensino. “Não conseguimos mais construir nada sozinhos. As soluções perpassam por uma integração. O Ministério vai procurar estreitar essa integração”, destacou Campelo. O gestor lembrou, ainda, que o MEC interage com 69 universidades federais e 40 institutos federais de educação, além dos órgãos vinculados.

WTICIFES – o evento direcionado aos órgãos de TIC das IFES é uma oportunidade para atualização sobre tendências e novas soluções disponíveis no mercado como também de intercâmbio de informações e troca de experiências por entidades parceiras, que enfrentam missões e realidades muito semelhantes.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação

Conteúdo novo