Início
Portal do Governo Brasileiro

STIC promove reuniões para fortalecimento de parcerias internas do MEC

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) realizou, nas últimas semanas, reuniões para fortalecimento de parcerias com as secretarias e subsecretarias do Ministério da Educação (MEC), além da primeira reunião geral com os colaboradores e servidores da STIC. O objetivo é identificar e mapear as demandas latentes de todas as secretarias e subsecretarias do MEC.

Sob o olhar atento da Secretaria-Executiva, foram realizadas reuniões de apresentação dos principais serviços de TIC que são, atualmente, conduzidos pela STIC e fornecidas orientações de como as secretarias podem realizar a solicitação de novas demandas e ajustes de prioridades, de acordo com as ações já planejadas. Segundo o subsecretário Fábio Campelo, em 2023, a área está comprometida com o fortalecimento de parcerias internas.

As dez reuniões realizadas com o Gabinete do Ministro, todas as secretarias (SEB, Setec, Sesu, Seres, SE, Secadi e Sase) e subsecretarias (SAA e SPO), foram realizadas após o alinhamento com o secretário-executivo adjunto, Leonardo Barchini, que enfatizou a importância de ter uma equipe de TI que possa lidar com as demandas mais complexas e reconheceu os desafios a serem superados, a fim de garantir o sucesso das iniciativas tecnológicas do Ministério.

Nas reuniões, Fábio Campelo compartilhou sua visão a respeito do papel da TI nas organizações, bem como sobre a estrutura de governança digital do MEC e ainda explanou sobre o funcionamento da STIC e a interação com as áreas de negócio. Além disso, apresentou a visão do Governo Digital em Educação para o futuro, em consonância com o Acórdão 2487/2022 do TCU e o anúncio de reativação do CGD, para maio de 2023.

Reunião geral – para marcar o encerramento do ciclo de reuniões, foi realizada a primeira reunião geral da STIC, com mais de 150 profissionais, de forma presencial, no auditório do anexo do MEC. Outros colaboradores e servidores acompanharam a agenda por meio da plataforma Teams. Na ocasião, foram apontadas as diretrizes da nova gestão e as mudanças na estrutura organizacional, visando ampliar o poder de entrega, com foco em eficiência, qualidade e satisfação dos usuários. Por fim, demonstrou-se a intenção em proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, pautado em práticas que busquem a valorização pessoal e profissional de todos.

STIC – subordinada à Secretaria-Executiva, a STIC atua como unidade gestora dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do MEC. Além de coordenar a elaboração e a execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) – um dos requisitos para a efetivação de contratações de TIC –, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação possui várias outras atribuições.

Para cumpri-las, a STIC provê soluções de TIC que suportem os processos de planejamento, execução e controle/monitoramento das ações, políticas e programas do MEC, por intermédio do desenvolvimento e da sustentação de cerca de 130 sistemas de informação, tais como o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) – plataforma composta por mais de 100 módulos.

A STIC também é responsável pela gestão de um extenso parque computacional composto por ativos de TIC, estrutura de rede de comunicação corporativa e recursos de microinformática para os usuários corporativos, além de recursos de automação de escritório, colaboração e comunicação unificada.

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da STIC

 

Conteúdo novo