Nesta sexta-feira (2.12), o ministro da Educação, Victor Godoy, visitou as unidades agraciadas com o Selo MEC Integridade para cumprimentar os servidores e colaboradores das áreas. A premiação contou com quatro categorias: diamante, ouro, prata e bronze. Nesta edição, as unidades, os servidores e os colaboradores do Gabinete do Ministro (GM) foram premiados na categoria prata e as Subsecretarias de Planejamento e Orçamento (SPO) e de Tecnologia da Informação e Comunicações (STIC) com a categoria bronze.
O objetivo do projeto é estimular a cultura de boas práticas relacionadas à governança, à integridade, à gestão de riscos e aos controles internos nas relações de trabalho desempenhadas pelos gestores, servidores e colaboradores no âmbito do Ministério da Educação (MEC).
Durante a ocasião, o ministro da Educação comentou a relevância do Selo MEC integridade e parabenizou a todos. “Isso representa um compromisso que a gente faz que é atuar com ética, com integridade, com o interesse público. É isso que nós fizemos desde o primeiro dia que nós chegamos e é isso que eu espero que continue acontecendo aqui dentro do MEC”, destacou Victor Godoy.
Segundo o ministro, os avanços alcançados durante os últimos anos de governo não seriam possíveis sem a participação dos colaboradores e servidores do ministério. “Por meio do nosso trabalho, do trabalho de vocês, nós conseguimos tirar o Ministério da Educação das pautas negativas e colocar nas pautas positivas. Conseguimos mostrar para o mundo com nosso trabalho o que fazemos pela educação. Hoje, o Brasil é referência no mundo com algumas políticas que construímos aqui com o apoio de vocês de todas as áreas.”
O Selo MEC Integridade é uma iniciativa que busca incentivar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas unidades internas. Gestores, servidores e colaboradores do MEC participaram, por meio de uma avaliação de maturidade, apontando suas ações e percepções acerca dos temas integridade, governança, gestão de riscos e controles internos. Os questionários de maturidade foram avaliados por uma comissão composta por 3 servidores que compõem a Unidade de Gestão da Integridade.
Puderam participar as seguintes unidades do MEC: Gabinete do Ministro e suas assessorias e unidades de apoio; Secretaria-Executiva; Subsecretarias da Secretaria-Executiva; Secretarias finalísticas; Conselho Nacional de Educação (CNE); Instituto Benjamin Constant (IBC); e Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).