O aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Educação possibilita aos estudantes brasileiros acompanharem os seus registros estudantis de forma mais ágil e eficiente
O aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, em parceria com o Ministério da Economia (ME), está entre os projetos finalistas ao 10º Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital 2022. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de novembro, em Curitiba. Na ocasião, o MEC será representado pela coordenadora do Projeto, Thaciana Cerqueira, e pelo gerente de Projetos, Aquisições e Contratos de TIC, Delson da Silva.
Neste ano, o prêmio está com uma nova abordagem: Dig.Gov, cujo objetivo é reconhecer e estimular as iniciativas tecnológicas nas administrações públicas federais, estaduais e municipais assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizam a gestão pública para o cidadão brasileiro.
Jornada do Estudante
Lançada em junho de 2022, o aplicativo permite que os estudantes acompanhem seus registros estudantis e a disponibilização de documentos digitais relativos à sua trajetória escolar, desde seu primeiro ingresso em estabelecimento de ensino até os níveis superiores da educação.
O projeto foi desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, juntamente com a Secretaria de Governo Digital (ME), como um canal direto de comunicação entre o MEC e o estudante brasileiro, sem a necessidade de deslocamentos ou requisições por parte do interessado.