Início
Portal do Governo Brasileiro

STIC participa da plenária da ANDIFES

Esteve em pauta a transformação digital nas universidades federais

Nesta semana (no dia 05/03/2022), aconteceu mais uma plenária com os gestores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), em seu auditório e de forma híbrida. Desta vez, o evento contou com a participação do Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), André Castro, da Secretária Adjunta de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), Luanna Roncaratti, e da Coordenadora-Geral de Relacionamento da Secretaria de Governo Digital (SGD/ME), Loyane Tavares, que abordaram o tema Transformação Digital nas Instituições Federais de Ensino Superior.

A ANDIFES conta com um núcleo específico para gestores de TIC das universidades (CGTIC), sempre focado em discutir ações, necessidades e oportunidades de tecnologia. O assunto prioritário é justamente como potencializar ações e entregas com foco no cidadão e estudantes, a partir de uma visão integrada de planos de transformação digital, frente aos desafios de evasão de profissionais dos quadros institucionais.

André Castro destacou que a aproximação do MEC e SGD junto às IFES demonstra que há uma plena convergência para o estabelecimento de objetivos comuns a curto, médio e longo prazo, de modo a atender os anseios e necessidades das instituições no que diz respeito à transformação digital. Trata-se de um movimento integrado, um esforço conjunto entre os atores, com foco no ecossistema federal de ensino e não somente do próprio MEC. Destacou que o mesmo processo tem sido feito junto aos Institutos Federais.

A STIC atua como órgão setorial do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) buscando fortalecer a interlocução entre as IFES frente às demandas do Governo Federal (apoio à SGD nos projetos e ações de interesse comum) e também diante das demandas das IFES (entendendo as dificuldades e necessidades das IFES e apoiando nas ações junto à SGD e outros ministérios), além de atuar como ponto de contato com áreas finalísticas do MEC, antecipando pautas educacionais que envolvam tecnologia e articulando junto às Secretaria de Ensino Superior; e Técnico e Profissionalizante.

imagem evento Andifes

Comentou ainda que o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do Ministério da Educação, o qual segundo a Gartner é “O melhor plano já avaliado por consultoria independente”, possui a missão de habilitar a execução da estratégia corporativa através do provimento de soluções de tecnologia da informação alinhadas às necessidades de negócio - de forma sustentável, inovadora, ágil, colaborativa e com excelência técnica, além de ter como objetivos estratégicos a promoção da transformação digital dos serviços e dos dados educacionais, além de aprimoramento dos serviços, soluções de TIC e segurança da informação.

E, dentro do Planejamento Estratégico Institucional do MEC, há um eixo basilar denominado Plano de Transformação Digital da Educação (PDTE), pactuado entre MEC, SGD e Casa Civil, o qual conta com 285 ações planejadas e, até o momento, 64% já executadas, o que representa um incremento de 11% em relação ao trimestre anterior. Neste plano, destacam-se: a transformação de serviços com a eliminação de etapas presenciais e implantação de automação de processos; unificação de canais digitais com a migração e convergência de ações no Gov.br; interoperabilidade com eixos de ações focados na implantação de ações do programa ConectaGov; segurança e privacidade para implantação de ações com foco na LGPD.

O Subsecretário reiterou a importância do fortalecimento da tecnologia da informação como estratégia de transformação digital, orientando iniciativas para intensificar e alavancar o uso da TI como instrumento de inovação, transformação de processos e incremento da produtividade, de forma orientada ao cidadão-usuário. Ao se pensar em transformação digital nas instituições federais o foco deve estar voltado para a elaboração de um plano único e integrado para as universidades e instituições, pois possuem o mesmo público, o mesmo propósito e a mesma finalidade; para a delimitação de serviços e controles de execução para que se possa gerar o maior número de resultados e entregas para a população com ganho em escala; para a elaboração de um catálogo padronizado de serviços como base para a publicação no Gov.br e para as ações de transformação digital nas IFES.

Ao final, André pontuou sobre a plataforma Ecossistema de Inovação e Soluções Digitais para a Educação, que trata de iniciativa a qual conterá ferramentas e soluções de apoio ao ensino. O intuito do projeto é, em um único portal, disponibilizar oportunidades e compartilhar soluções de modo a unificar e consolidar um eixo de oferta que apoie o processo pedagógico com entregas de serviços digitais para a sociedade.

Ainda durante o evento, Luanna Roncaratti e Loyane Tavares pontuaram que o movimento de transformação digital foi impulsionado pela pandemia do Covid-19, o que fez acelerar o processo de entrega de serviços públicos digitais de alta qualidade para todos os brasileiros.

O portal Gov.br é a grande carta de serviços do Governo Federal e é centrado no cidadão, integrado, inteligente, confiável, eficiente, transparente e aberto. O objetivo é ofertar mais serviços acessíveis, rápidos e seguros.

Em se tratando de números de planos de transformação digital pactuados com as universidades federais, Loyane destaca que, atualmente, há 29 aprovados, 11 em processo de pactuação e 29 sem o PTD.

No tocante às parcerias, foi destacada a parceria com a UFRN para o desenvolvimento de soluções compartilhadas envolvendo a transformação e a integração de serviços de 14 universidades, totalizando 90 serviços. Além dessa, destacaram ainda a parceira com a CGTIC da ANDIFES quanto à elaboração e acompanhamento dos planos além da parceria com SESU e STIC/MEC para mobilização e acompanhamento dos planos. Ainda, em conjunto, busca-se a padronização da carta de serviços unificadas ao cidadão.

Importante ressaltar o apoio, imprescindível, dado pela coordenadora do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC), professora Teresa Maciel, durante esse processo de diálogo e interação entre os participes.

 

Equipe de Comunicação STIC

 

 

Conteúdo novo