A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) da Secretaria-Executiva (SE) do Ministério da Educação (MEC) está selecionando servidores para compor a sua força de trabalho. Estão sendo ofertadas 4 (quatro) vagas:· 1 (uma) para Coordenador de Sistemas, com Função Comissionada do Poder Executivo (FCPE 101.3);
- · 1 (uma) para Chefe de Projetos II, com Direção e Assessoramento Superior (DAS);
- · 1 (uma) para Chefe de Projetos II, com Função Comissionada do Poder Executivo (FCPE 103.2);
- · 1 (uma) para Gratificação Temporária do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (GSISP).
A seleção seguirá o seguinte cronograma:
ETAPAS | DATAS |
Inscrição | De 31/03/2022 até o dia 08/04/2022 |
Análise Curricular | De 11/04/2022 até o dia 19/04/2022 |
Entrevista | De 20/04/2022 até o dia 28/04/2022 |
Resultado | De 29/04/2022 até o dia 29/04/2022 |
Os servidores interessados devem enviar o currículo atualizado em formato PDF para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., colocando no assunto o texto “SELEÇÃO/STIC'' com o nome da vaga pretendida (exemplo: ''SELEÇÃO/STIC - GSISP'', ''SELEÇÃO/STIC – DAS2'', ''SELEÇÃO/STIC - FCPE3'').
São requisitos gerais para os cargos/funções ofertados:
- · Para as vagas tipo FCPE e GSISP, ser servidor público federal ocupante de cargos de provimento efetivo de nível superior, regidos pela Lei nº 8.112/90, do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) ou de carreiras ou planos especiais similares do Governo Federal;
- · Residir ou passar a residir, por iniciativa própria, em Brasília/DF, onde cumprirá jornada semanal de 40 (quarenta) horas de trabalho;
- · Não estar em estágio probatório, licença ou afastamento legal e não ser servidor integrante das carreiras descentralizadas e transversais ou que possuam instrumentos de mobilidade autorizados em lei, de acordo com as normas dos respectivos órgãos supervisores;
- · Não ter pendência quanto ao cumprimento de prazo mínimo de permanência no último órgão ou entidade para o qual foi movimentado; e
- · Não preencher requisitos para aposentadoria, nos termos do art. 34 da Portaria ME nº 282, de 2020.
O resultado do processo será enviado diretamente para o e-mail do candidato selecionado e publicado na página do MEC.
FCPE 101.3
Cargo: Coordenador de Sistemas
Programa de Gestão: Parcial
Os interessados deverão ter experiência com metodologias ágeis e contratações de TIC, além de conhecimento sobre: Instrução Normativa nº 01/2019/SGD/ME; metodologia ágil Scrum; LeanIT; DevSecOps; Contêinerização e padrões de arquitetura de sistemas e processos.
As atividades a serem exercidas são: gestão e fiscalização de contratos de tecnologia da informação, com foco em serviços de desenvolvimento e sustentação de software; gestão de times de desenvolvimento com metodologia ágil; atuação em projetos de soluções de TIC destinados à execução das políticas públicas educacionais brasileiras.
DAS 103.2
Cargo: Chefe de Projetos II
Programa de Gestão: Parcial
Ter formação em nível superior é um requisito de candidatura. Espera-se também que o candidato tenha experiência com contratos administrativos, licitações e gestão orçamentária, e conhecimento sobre IN-01/2019/SGD, Comprasnet, Comprasnet Contratos, rotinas Siafi e Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
As demandas do cargo serão: apoio aos processos de contratação e gestão de contratos de TIC; apoio aos processos de gestão orçamentária e financeira da unidade; elaboração e revisão de documentos em processos de contratação; prestação de orientação a gestores e fiscais de contrato; e execução de rotinas administrativas nos sistemas relacionados a contratos e orçamento.
FCPE 103.2
Cargo: Chefe de Projetos II
Programa de Gestão: Parcial
Para ocupar a vaga, o servidor precisa ter experiência em metodologias ágeis e contratações de TIC, e conhecimento sobre a Instrução Normativa nº 01/2019/SGD/ME, metodologia ágil Scrum e LeanIT.
As atividades a serem realizadas são: gestão e fiscalização de contratos de tecnologia da informação, com foco em serviços de desenvolvimento e sustentação de software; gestão de times de desenvolvimento com metodologia ágil; e atuação em projetos de soluções de TIC destinados à execução das políticas públicas educacionais brasileiras.
GSISP
Programa de Gestão: Parcial
Os candidatos devem ter formação em nível superior, experiência em gerenciamento de projetos (preferencialmente em projetos de Tecnologia da Informação) e conhecimento em serviços públicos, transformação digital e tecnologia da informação.
O servidor que ocupar a vaga deverá trabalhar com: gerenciamento de projetos no âmbito do Plano de Transformação Digital do Ministério da Educação; definição, mensuração e monitoramento de indicadores de desempenho; coordenação de comunicação das partes interessadas, gerenciamento de conflitos e comunicação de decisões e resultados; fomento à cultura de inovação digital, desafios e inclusão de soluções inovadoras no âmbito do Ministério da Educação; e compreensão dos requisitos de implementação da transformação digital para unificação de canais digitais, interoperabilidade, segurança e privacidade.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da STIC